sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O nada ...

Quando estava no primeiro ano do colegial. Minha professora pediu a nossa classe para fazer um trabalho de literatura. Tínhamos que pegar um livro e lé-lo e depois contar com nossas palavras o que o livro falava. Naquela época, eu odiava ler. Mas como não era boba e queria passar de série me forcei a fazer a tarefa.
Fui até a biblioteca e peguei um daqueles chatos pesos de papéis. A capa tinha um tom cor de cobre. E lia-se: A Historia Sem Fim de Michael Ende. Logo que li pensei. Maravilha! Já assisti o filme. Agora é só fazer. 
Os dias foram passando e meu trabalho já estava pronto, pois quem nunca assistiu esse filme?! 
Um dia a luz de tarde acabou na rua de casa. Era algum concerto sabe se lá onde?! Então fiquei parada, estática olhando para os meus pés. No meio dessa atividade meus olhos foram parar na estante, onde justamente eu havia jogado o "peso de papel". Como não tinha nada para fazer, decidi ver qual era a graça de se ler. 
Peguei e comecei a leitura... Aquelas palavras foram entrando na minha mente. O tempo a minha volta foi ficando em segundo plano. A historia sem fim havia me capturado... 

Três dias depois...
Eu havia refeito o meu trabalho. E acabei ganhando uma nota A, que me deixou muito feliz. Mas o ponto que eu quero chegar do meu texto é que : neste livro a um vilão terrível. O invencível Nada! Naqueles dias eu achava que esse nada era algo bobo para ter um lado mau da historia. Hoje, mais madura vejo que esse nada pode ser considerado, de certo modo, a depressão. Que toma conta de tudo e de todos que deixam de acreditar e de lutar por algo ou alguém. Esse Nada vai devastando, acabando e matando tudo por onde passa. E como se o mundo de Fantasia¹ fosse o nosso corpo, enquanto o poderoso vilão fosse a tristeza chegando. Um ser que parece não pode ser destruído.  
Felizmente, há como vence-lo. Em nosso mundo é claro não iremos procurar um Nomeador novo para uma Imperatriz. Iremos tentar ficar perto de quem amamos. Lutaremos com a ajuda dos amigos e de profissionais. E acima de tudo, temos que lembrar que o amor será o  nosso Nomeador²
Então se você está lutando com o Nada, seja forte. A luta é difícil, mas vale apena lugar e sobreviver... 

¹ Fantasia: Nome do reino magico onde a historia acontece no livro. 
² Nomeador: Na historia, o único modo de salvar o reino e se um garotinho- Bastian Baltasar-, der um novo nome a soberana deste reino.

Nenhum comentário: