sábado, 7 de abril de 2012

Porque a lua fica amarelada as vezes.


Quem já prestou atenção ao nosso maravilhoso céu noturno, deve ter visto alguma vez  a lua estar  meio laranja ou atê amarela. Bom, eu gosto de acreditar que é uma força magica e oculta que a faz ficar assim, para que amantes de todo o globo possam se beijar sob sua luz. Mas, tem algumas pessoas que preferem a versão cientifica de que: 
O fenômeno é ocasionado pela dispersão da luz. Como a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do Sol, que é branca – resultado da soma de todas as cores. Quando atravessa a atmosfera do nosso planeta, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar. Em contato com as moléculas dos gases que compõem o ar (oxigênio, nitrogênio e hidrogênio), algumas cores, como o violeta, o azul e o verde, podem se dispersar a ponto de se tornarem imperceptíveis. É o que acontece quando a Lua está mais próxima do horizonte – ao amanhecer ou anoitecer. "Nesses momentos, a luz penetra a parte da atmosfera mais próxima do chão e, para isso, tem de atravessar uma camada mais densa de ar. Nesse processo, perde boa parte de sua cores azul e verde. Sobram muito amarelo, laranja e vermelho. A mistura dessas cores é que dá o tom amarelado", diz Luiz Nunes de Oliveira, professor do Instituto de Física de São Carlos (USP).
Quando está bem no alto do céu, a luz refletida pela Lua conserva a cor original, que é o branco. Isso porque o ar é mais rarefeito em altitudes elevadas, fazendo com que a perda das tonalidades luminosas verde, azul e violeta seja bem pequena.
Mesmo sabendo disso, gosto de pensar que alguém com dedos mágicos esta lá fora fazendo o mundo girar e se mover de forma graciosa. 
A pura verdade é que não importa se você escolhe a versão magica ou a cientifica, o que vale mesmo é ganhar um beijo espetacular sob a lua amarelada. 

5 comentários:

LUZ disse...

Oi querida Sonhadora,

Que texto científico e gracioso tu postaste!
Que Bibliografia consultaste?
Interessante! Lembrei algumas coisas de que já tinha esquecido, acredita.
Tu és LUA, sonhas e dás brilho à noite.

EU QUERO UM BEIJO AZUL, QUE O CORPO ABANE, FLAMBE, VERSÃO MÁGICA.

Os dois, ele e eu, bem agarradinhos no imenso Universo, azul, e a lua encobrindo nossas bocas.

EU NÃO SONHO, DELIRO.

BOA E SANTA PÁSCOA!
Beijos da sua amiga Luz.

Amanda Andrade disse...

Olá Luz querida, obrigada por gostar do meu texto.
Eu usei nossa maravilhosa Wikipedia mesmo. Pois me atrai muito esses fenômenos belos. Foi deste lugar que tirei a informação para celebrar a linda lua que estava em nosso céu ontem a noite.

Boa Páscoa!
Beijos e abraços de uma sonhadora.

Jacqueline disse...

Lindo pensamento. Gostei imenso.
Abraço!

Amanda Andrade disse...

Obrigada, seja sempre bem vinda.

Beijos.

Carlinda Sobreiro disse...

Sonhos e relatos de fenómenos naturais e belos.
Lindos e apaixonantes,fenomenais.
O texto está muito bom.
O importante é mesmo a magia,por isso gostei muito da ultima parte.

"A pura verdade é que não importa se você escolhe a versão magica ou a cientifica, o que vale mesmo é ganhar um beijo espetacular sob a lua amarelada."

Um beijinho grande