Curiosidades

8 razões para você optar um livro físico e desligar seu leitor digital


Ah, os livros... Esses grandes amigos que nos acompanham por toda parte, sempre proporcionando um mundo novo para que possamos mergulhar e esquecer os problemas. É notável que, quem tem o hábito da leitura, consegue ser mais criativo, tem um vocabulário bem melhor, entre outras qualidades que podemos perfeitamente atribuir a um bom leitor.
Hoje em dia, com a explosão dos livros digitais, os ereaders — dispositivos que permitem a leitura fluída dos ebooks — se tornaram muito populares. Há quem os defenda com unhas e dentes, tem aqueles que abominam esse tipo de leitura e também os que estão em cima do muro, cujo lema é ler, independe da forma como se faz.
Mas, você sabia que existem, sim, diferenças entre os ebooks e livros físicos? Deixando de lado o cheiro delicioso de uma publicação em suas mãos, o barulho característico de quando viramos uma página e o orgulho de mostrarmos que estamos lendo um livro grosso, a gente mostra para você outros fatos, estimulando você a desligar seu leitor e tirar algo da estante.

Cérebro forte

Não, você não leu errado. O hábito da leitura pode tornar o seu cérebro muito mais forte. Uma comparação rápida: fazer caminhadas melhora o seu sistema cardiovascular, certo? Então, ler é um exercício para o cérebro e faz com que sua memória fique muito melhor, evitando quaisquer tipos de problemas mentais.
Segundo uma pesquisa publicada na Neurology Magazine, o exercício frequente do cérebro foi capaz de reduzir o declínio mental em 32%, relata o The Huffington Post. Não se esqueça de que, com o passar dos anos, a queda da memória e das funções do cérebro é certa, portanto, é muito melhor prevenir agora do que remediar lá na frente.

Entendendo melhor a leitura

Você sabia que ler um livro físico faz você entender muito melhor a leitura do que um ebook? Sim, mais uma vez o cérebro entrando em ação. Tudo porque quando você toca uma página e sente o papel sendo virado, a memória recebe um pouco do contexto que foi absorvido e você compreende bem mais profundamente o que acabou de ler.
Então, se você estiver lendo um livro cuja história precisa ser entendida imediatamente (e não depois da segunda ou terceira vez), opte pelo livro de papel em vez de jogar o arquivo no seu ereader. Você vai ver que a compreensão consegue ser muito mais fácil e você não vai se distrair a todo o momento, como pode acontecer com o leitor digital.

Mente sã, corpo são

Depois de uma boa leitura, você se sente mais relaxado e tranquilo, não é verdade? Isso porque um bom livro físico consegue relaxar, combatendo e até mesmo eliminando (mesmo que momentaneamente) o stress, segundo um estudo realizado em 2009 por pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Essa mesma pesquisa mostrou que uma leitura, independente do gênero, pode reduzir o stress em até 68%. "Não importa o livro que você está lendo, você pode escapar das preocupações e tensões e explorar os domínios da imaginação do autor", disse o neuropsicólogo David Lewis ao jornal The Telegraph.

É extremamente contagioso

Um relatório divulgado pela Scholastic sugere que a leitura em voz alta para as crianças ao longo de seus anos no ensino fundamental podem inspirá-las a se tornarem leitores frequentes. Ou seja, se você quer que seus filhos — ou as crianças da sua família — entrem no mundo literário, é preciso incentivar. De que forma? Lendo!
40% dos leitores frequentes com idades entre 6 e 10 anos ouviam histórias em casa, e apenas 13% não tinham essa prática. Traduzindo: se o hábito de leitura pode ser transmitido até mesmo entre os adultos, imagina para uma criança que copia todos os seus atos e espelha-se em você? Leia para um pequeno e veja como ela muda.

Quem lê é mais inteligente

Você provavelmente já ouviu essa frase e, pode crer, ela é a mais pura verdade. Já reparou que aquele aluno que se sai melhor na escola é um leitor assíduo? Que aquele candidato que passou no concurso público ou o profissional que se destaca em seu ambiente de trabalho não desgruda dos livros? Preste bastante atenção nisso.
"Mergulhar em um bom livro faz com que a pessoa se abra para um mundo de conhecimentos. Livros infantis expõem as crianças a 50% mais palavras do que a TV ou mesmo uma conversa entre graduados", é o que diz um documento naUniversidade da Califórnia. Isso sem falar na melhoria do vocabulário e da gramática, entre outras coisas.

Melhora o relacionamento com as pessoas

Sim, uma boa leitura faz com que você se relacione muito melhor com as pessoas, tornando-o mais empático, ou seja, permitindo que você entenda o sentimento do outro. O impacto é muito maior sobre aqueles que leem literatura fictícia, em oposição àqueles que preferem a não ficção, é o que diz uma pesquisa publicada na revista Science.
Isso porque a literatura fictícia ajuda os leitores a entender o que os outros estão pensando, lendo as emoções das pessoas. "Compreender os estados mentais é uma habilidade crucial que permite que as complexas relações sociais se caracterizem na sociedade humana", disseram David Corner Kidd e Emanuele Castano sobre suas descobertas.

Combate o Alzheimer

Como já dissemos no primeiro item, ler faz o seu cérebro se exercitar, melhorando a memória, certo? Logo, as pessoas que fazem disso um hábito têm 2,5 vezes menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer do que aqueles que gastam seu tempo com atividades menos estimulantes, como assistir televisão, por exemplo.
Assim como jogar xadrez e resolver quebra-cabeças, um bom livro é a melhor prevenção contra essa doença que atinge muitas pessoas no mundo todo. A falta de uma atividade para o seu cérebro aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de Alzheimer, então, se você mexe seu corpo para combater doenças, faça isso também com sua mente.

Dormindo muito melhor

E para terminar com chave de ouro, mostrando que ler pode ser um santo remédio, criar o hábito de ler (um capítulo que seja) antes de dormir faz com que o seu sono fique muito melhor. O seu cérebro (olha ele aí de novo) recebe o sinal de que é hora de relaxar e você consegue descansar muito melhor, dormindo como uma criança.
Porém, isso tem que ser feito em um livro real, físico. Nada de um leitor digital ou tablet, que vão fazer você ficar acordado por muito mais tempo. E isso vale também para as crianças. Se quiser que seus filhos descansem e tenha bons sonhos, leia para ele (ou entregue um livro caso ele já seja alfabetizado), desligando os dispositivos eletrônicos.
FONTE(S) 
IMAGENS 

_________________________________




A Banana


Nunca coloque sua banana na geladeira!
Isso é interessante.
Depois de ler isto, você nunca vai olhar para uma banana da mesma maneira novamente.
A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.
Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.
Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.
Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.
TPM Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.
Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.
Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo
bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.
Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.
Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.
Azia: elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.
Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.
Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.Excesso de peso e no trabalho? Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.
Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.
Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados.
Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio.
Enfarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%!
Verrugas: os interessados em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!
Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: "Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!"
PASSE PARA OS AMIGOS
PS: Bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui; quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de DENTRO da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato... Passe após, um pano seco. Fruto incrível!

Nenhum comentário: